Leituras Acãopanhadas
Melhorar as competências pré-leitoras de crianças desfavorecidas, finalistas do jardim de infância.Projeto Piloto de intervenção socioeducativa para melhorar as competências pré-leitoras de crianças finalistas do jardim de Infância, oriundas de meios socioeconómicos desfavorecidos, através da educação assistida com cães.
Descrição Um dos problemas recorrentes nas escolas onde intervimos, são as baixas competências de leituras das crianças mais desfavorecidas. Este problema apresenta múltiplas externalidades - perpetuação do impacto negativo das dificuldades ao longo do percurso escolar, inibidoras da construção de projetos de vida saudáveis no futuro. O diagnóstico tardio das dificuldades de leitura, levam a uma intervenção igualmente tardia (quando a criança já frequenta o 2º ou 3º ano do ciclo e apresenta dificuldades de aprendizagem generalizadas e níveis de motivação muito baixos). O projeto foi desenvolvido para atuar precocemente, quando as crianças ainda estão a adquirir as competências de pré-leitura e reduzir o “gap” educacional entre crianças oriundas de meios socioeconómicos distintos. No ano letivo de 2023/24 fizemos um piloto do projeto onde desenvolvemos as seguintes atividades:
Resultados:
|