Leituras Acãopanhadas

Melhorar as competências pré-leitoras de crianças desfavorecidas, finalistas do jardim de infância.

Projeto Piloto de intervenção socioeducativa para melhorar as competências pré-leitoras de crianças finalistas do jardim de Infância, oriundas de meios socioeconómicos desfavorecidos, através da educação assistida com cães.

  • Ano Letivo 2023/2024
  • Nome: Leituras Acãopanhadas
  • Público-Alvo: 40 crianças, com 5 e 6 anos a frequentar o último ano do Jardim Infantil
  • Local: Jardim Infantil da Falagueira, Falagueira - Venda Nova - Amadora
  • Objetivo Geral: Melhorar as competências pré-leitoras de crianças desfavorecidas, finalistas do jardim de infância.

Descrição

Um dos problemas recorrentes nas escolas onde intervimos, são as baixas competências de leituras das crianças mais desfavorecidas. Este problema apresenta múltiplas externalidades - perpetuação do impacto negativo das dificuldades ao longo do percurso escolar, inibidoras da construção de projetos de vida saudáveis no futuro.

O diagnóstico tardio das dificuldades de leitura, levam a uma intervenção igualmente tardia (quando a criança já frequenta o 2º ou 3º ano do ciclo e apresenta dificuldades de aprendizagem generalizadas e níveis de motivação muito baixos).

O projeto foi desenvolvido para atuar precocemente, quando as crianças ainda estão a adquirir as competências de pré-leitura e reduzir o “gap” educacional entre crianças oriundas de meios socioeconómicos distintos.

No ano letivo de 2023/24 fizemos um piloto do projeto onde desenvolvemos as seguintes atividades:

  • Diagnóstico Inicial de Competências;
  • Classificação do nível de dificuldades das crianças;
  • Sessões de Educação Assistida por Cães - sessões em grupo para todas as crianças;
  • Sessões adicionais em grupos mais reduzidos para crianças com maiores dificuldades;
  • Para as crianças com muitas dificuldades, realização de 10 sessões a pares adicionais com psicóloga da educação;
  • Avaliação das competências, no final do projeto

Resultados:

  • 40 Diagnósticos precoces de competências e sinalização de dificuldades;
  • 130 sessões de educação assistida por cães;
  • 60 sessões com psicóloga;
  • Melhoria de 30% das competências pré-leitoras das crianças com mais dificuldades.

Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.